Sindicato dos Motoristas alerta para mudanças de datas e prorrogação de prazo para exames toxicológicos

Com a mudança no sistema de realização do exame toxicológico, com alteração das datas que antes eram programadas conforme o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação, os condutores precisam ficar atentos para não serem prejudicados. O Sindicato dos Motoristas de Jales e Região lança um alerta a esses profissionais, pois agora, de acordo com a nova Lei do Trânsito o exame precisa ser atualizado a cada 30 meses, ou a cada três anos para quem tiver mais de 70 anos.

O presidente do sindicato e diretor da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo, José Roberto Duarte da Silveira lembra que quem for pego dirigindo sem ter o exame toxicológico 30 dias após o vencimento pode ser autuado por infração gravíssima com multa que chega a R$ 1.467,35, além de ter a CNH suspensa por três meses.

Preocupado com a situação e pensando nas dificuldades de seus associados, o sindicato buscou parcerias com laboratórios de várias cidades incluídas na sua base territorial para realizar o exame com desconto.  Para mais informações sobre os laboratórios conveniados, basta procurar a sede ou subsedes da instituição ou entrar em contato que pode ser através whatsapp, pelo telefone (17) 98115-8562.

A nova lei entrou em vigor no dia 12 de abril e no dia 28 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu prorrogar os prazos para a realização do exame toxicológico periódico para o condutor habilitado nas categorias C, D e E. A medida foi publicada no Diário Oficial da União com uma tabela escalonada estabelecendo os novos prazos para vigorarem em 2021.

Motoristas prometem lockdown nos transportes para o dia 20 se não for dada prioridade a esses profissionais na campanha de vacinação

Tabela escalonada com os novos prazos para os exames toxicológicos em 2021.